domingo, 27 de abril de 2008

Palavras de vida eterna.

Senhor, a quem iremos?
Tu tens Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna. João 6, 68
Livro de Êxodo 32,7-14.O Senhor disse a Moisés:
«Vai, desce, porque o teu povo, aquele que tiraste do Egipto, está pervertido.
Desviaram-se bem depressa do caminho que lhes prescrevi.
Fizeram um bezerro de metal fundido, prostraram-se diante dele,
ofereceram-lhe sacrifícios e disseram: «Israel, aqui tens o teu deus,
aquele que te fez sair do Egipto.» O Senhor prosseguiu:
«Vejo bem que este povo é um povo de cerviz dura.
Agora, deixa-me; a minha cólera vai inflamar-se contra eles e destruí-los-ei.
Mas farei de ti uma grande nação.
» Moisés implorou ao Senhor, seu Deus, dizendo-lhe: «Porquê, Senhor,
a tua cólera se inflamará contra o teu povo,
que fizeste sair do Egipto com tão grande poder e com mão tão poderosa?
Não é conveniente que se possa dizer no Egipto:
‘Foi com má intenção que Ele os fez sair,
foi para os matar nas montanhas e suprimi-los da face da Terra!’
Não te deixes dominar pela cólera e abandona a decisão de fazer mal a este povo.
Recorda-te de Abraão, de Isaac e de Israel, teus servos, aos quais juraste por ti mesmo:
tornarei a vossa descendência tão numerosa como as estrelas do céu e
concederei à vossa posteridade esta terra de que falei,
e eles hão-de recebê-la como herança eterna.»
E o Senhor arrependeu-se das ameaças que proferira contra o seu povo.
Livro de Salmos 106(105),19-20.21-22.23..Fizeram um bezerro de ouro no Horeb e
adoraram um ídolo de metal fundido.
Trocaram assim o seu Deus glorioso pela figura de um animal que come feno.
Esqueceram a Deus, que os salvara, que realizara prodígios no Egipto,
maravilhas do país de Cam, feitos gloriosos no Mar dos Juncos.
Deus decidiu aniquilá-los.
Moisés, porém, seu escolhido, intercedeu junto dele, para acalmar a sua ira destruidora. Evangelho segundo S. João 5,31-47.«Se Eu testemunhasse a favor de mim próprio,
o meu testemunho não teria valor; há outro que testemunha em favor de mim,
e Eu sei que o seu testemunho, favorável a mim, é verdadeiro.
Vós enviastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade..
Não é, porém, de um homem que Eu recebo testemunho,
mas digo-vos isto para vos salvardes.
João era uma lâmpada ardente e luminosa, e vós, por um instante,
quisestes alegrar-vos com a sua luz.
Mas tenho a meu favor um testemunho maior que o de João,
pois as obras que o Pai me confiou para levar a cabo, essas mesmas obras que Eu faço,
dão testemunho de que o Pai me enviou.
E o Pai que me enviou mantém o seu testemunho a meu favor.
Nunca ouvistes a sua voz, nem vistes o seu rosto, nem a sua palavra permanece em vós,
visto não crerdes neste que Ele enviou.
Investigai as Escrituras, dado que julgais ter nelas a vida eterna:
são elas que dão testemunho a meu favor.
Vós, porém, não quereis vir a mim, para terdes a vida!
Eu não ando à procura de receber glória dos homens; a vós já vos conheço,
e sei que não há em vós o amor de Deus.
Eu vim em nome de meu Pai, e vós não me recebeis; se outro viesse em seu próprio nome,
a esse já o receberíeis.
Como vos é possível acreditar, se andais à procura da glória uns dos outros,
e não procurais a glória que vem do Deus único?
Não penseis que Eu vos vou acusar diante do Pai; há quem vos acuse:
é Moisés, em quem continuais a pôr a vossa esperança.
De fato, se acreditásseis em Moisés, talvez acreditásseis em mim,
porque ele escreveu a meu respeito.
Mas, se vós não acreditais nos seus escritos,
como haveis de acreditar nas minhas palavras?» .
Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade,
mas a vontade daquele que me enviou.
E a vontade do Pai que me enviou é esta: que nenhum, de todos aqueles que me deu,
se perca, mas que o ressuscite no último dia.
Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta:
que todo aquele que vê o Filho, e crê n’Ele, tenha a vida eterna;
e eu o ressuscitarei no último dia.
Murmuravam, pois, dele, os judeus, porque dissera: Eu sou o pão que desceu do céu.
E diziam: Não é este Jesus, o filho de José, cujo pai e mãe nós conhecemos?
Como, pois, diz ele: Desci do céu?
Respondeu, pois, Jesus, e disse-lhes: Não murmureis entre vós.
Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer;
e eu o ressuscitarei no último dia.
Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus.
Portanto, todo aquele que do Pai ouviu, e aprendeu, vem a mim.
Não que alguém visse ao Pai, a não ser aquele que é de Deus: este tem visto ao Pai.
Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna.
Eu sou o pão da vida.
Vossos pais comeram o maná no deserto, e morreram.
Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra.
Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre;
e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo.
Disputavam, pois, os judeus entre si, dizendo:
Como nos pode dar este a sua carne a comer?
Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que,
se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue,
não tereis vida em vós mesmos.
Quem come a minha carne, e bebe o meu sangue, tem a vida eterna,
e eu o ressuscitarei no último dia.
Porque a minha carne verdadeiramente é comida,
e o meu sangue verdadeiramente é bebida.
Quem come a minha carne, e bebe o meu sangue, permanece em mim, e eu nele.
Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim,
quem de mim se alimenta, também viverá por mim.
Este é o pão que desceu do céu; não é o caso dos vossos pais,
que comeram o maná e morreram: quem comer este pão viverá para sempre.
Ele disse estas coisas na sinagoga, ensinando em Cafarnaum.
Jesus é abandonado por muitos discípulos.
Muitos, pois, dos seus discípulos, ouvindo isto, disseram:
Duro é este discurso; quem o pode ouvir?
Sabendo, pois, Jesus, em si mesmo, que os seus discípulos murmuravam disto,
disse-lhes: Isto escandaliza-vos?
Que seria, pois, se vísseis subir o Filho do homem para onde primeiro estava?
O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita:
as palavras que eu vos disse são espírito e vida.

Nenhum comentário:

chrysca msg ,gifs