domingo, 13 de julho de 2008

15 MINUTOS DE PODER

Certa vez um anjo aprendiz perguntou para o seu mentor:- O que aconteceria se as pessoas tivessem o mesmo poder que nós?- Depende, anjinho.- Depende do quê, mestre?- Venha, vou-lhe mostrar.O anjo mais experiente levou o novato à uma área rural, procurou dois lavradores pobres que fossem vizinhos e disse:- Está vendo aqueles dois pobres lavradores? Pois, bem, vou dar 15 minutos do nosso poder para cada um deles. Vamos ver o que acontece.E assim se fez.Casualmente, um bando de pássaros famintos começou a voar para lá. Um dos lavradores disse:- Por favor, passarinhos, ainda não! Deixa primeiro eu colher a minha plantação, daí, sim, vocês podem vir e comer à vontade. Vai sobrar muita comida pra vocês.
Então, como num passe de mágica, seu milho amadureceu em segundos, debulhou-se e ensacou-se sozinho e os passarinhos desceram e começaram a comer as sobras da colheita. Assustado, ele correu pra casa. Contou tudo para a mulher.- Foi um milagre, disse ela, agora podemos reformar a nossa casinha, que está quase caindo de tão velha.- Sim, meu amor, vamos reformar a nossa casa.
Então, novamente, como num passe de mágica, sua casa velha reformou-se numa belíssima casa de campo.
Minutos depois ele ouviu alguém pedir socorro:- Cumpadre, me ajude, pelamor de Deus.- O que foi, cumpadre? O que está acontecendo?- Eu não sei, cumpadre, tudo que eu falo acontece.- Eu também, cumpadre, isso não é maravilhoso?- Maravilhoso coisa nenhuma, cumpadre. Um bando de pássaros famintos tava vindo em minha direção e eu disse: "Bicharada desgraçada. Vocês de novo, atacando a minha lavoura? Tomara que seque tudo e vocês morram de fome!" Naquele exato momento minha lavoura secou-se diante dos meus olhos e os pássaros morreram.Corri pra casa, assustado, contei pra mulher, que disse que isso é coisa de olho-gordo. Eu perguntei: "Olho-gordo porquê, muié, a gente é tão pobre. Olhe a nossa casa. Tá caindo aos pedaços. Tenho vontade de meter fogo em tudo isso e procurar emprego na cidade grande". De repente, cumpadre, a casa incendiou sozinha. Queimou tudo, cumpadre. Quase queimou a gente dentro. Ô, cumpadre, será que a gente podia vir morar aqui com vocês, até conseguir reconstruir nosso barraco?- Claro, cumpadre, pode ficar aqui o tempo que precisar. A casa agora tá grande!- É mesmo, cumpadre, não sabia que ocê tinha reformado a sua casa. Ficou bonita! Quando foi?
Ninguém fala, e acontece..De que se queixa, pois, o homem vivente?Queixe-se cada um dos seus pecados.Lamentações 3.37-39

A JUSTIÇA DIVINA

Obadias 17,18
O livro do profeta Obadias, cujo nome significa “servo do Senhor”, trata da rivalidade existente entre os povos de Judá (descendentes de Jacó) e Edom (descendentes de Esaú). O início da inimizade começou quando Deus abençoou a Isaque e Rebeca com os filhos gêmeos Esaú e Jacó e a rivalidade existente entre os dois irmãos se transformou em conflito nacional com a formação dessas duas nações (Gn 25:21-26).

1- DEUS CONDENA O ORGULHO
Apesar da reconciliação de Esaú e Jacó, o orgulho existente no coração dos descendentes de Esaú fez com que eles se unissem aos seus inimigos para destruírem os descendentes de Jacó. Era o desejo de vingança por causa do orgulho ferido com a perda da bênção da primogenitura que lhes fora tirado.
Deus condena esse tipo de orgulho no coração do homem. Por isso ele levantou o profeta Obadias para profetizar o castigo sobre os edomitas, pois se não houvesse arrependimento eles seriam destruídos pela justiça divina.
Mesmo sem a bênção da primogenitura Esaú foi grandemente abençoado pelo Senhor, mas o orgulho levou os seus descendentes à destruição. Tire do seu coração todo sentimento de orgulho. Arrependa-se, perdoe e libere perdão para que a bênção do Senhor s obre a sua vida, família, sonhos, etc.

2- DEUS CONDENA A VIOLÊNCIA
Para os edomitas a única solução era a violência. Apesar de Deus ter ordenado que fossem bem tratados (Dt 23:7), eles procederam com violência e crueldade contra os seus próprios irmãos porque permitiram que a iniqüidade tomasse conta de seus corações.
Edom é condenado por ter violado a lei do amor fraternal ao unir-se aos inimigos de Deus (vs. 11,12), e pelo seu prazer em ver a destruição de seu próximo. Por isso o profeta Obadias anuncia a restauração de Israel e a eterna condenação de Edom (vs 16-19).
A Bíblia nos ensina que devemos conquistar tudo pelo Espírito do Senhor e nunca por força ou violência (Zc 4:6). Decida hoje amar a aqueles que lhe perseguem, abençoar os que lhe maldizem, fazer bem aos que lhe odeiam, e orar pelos que lhe maltratam; pois essa é a vontade de Deus (Mt 5:44).

3- DEUS TRABALHA PARA OS SEUS
O propósito de Obadias, mais do que advertir Edom sobre o julgamento eminente, é confirmar a Judá que a justiça divina trabalha a favor daqueles que Nele esperam (Is 64:4). Edom prosperou e Judá ficou derrotada, mas a justiça divina seria executada e os propósitos do Senhor estabelecidos.
Existem momentos que sofremos ao vermos a aparente prosperidade de pessoas que não têm nenhum compromisso com Deus. Porém, nestes momentos devemos renovar a nossa fé em Deus, pois Ele sempre trabalha para os Seus, ainda que as circunstâncias sejam desfavoráveis.
Nunca desista de servir ao senhor e de confiar no Seu amor, cuidado e proteção. Permaneça firme diante das circunstâncias e não se canse de fazer o bem, porque a seu tempo colheremos, se não houvermos desfalecido (Gl 6:9). Creia que o Senhor dá aos seus enquanto dormem (Sl 127:2).

CONCLUSÃO: O livro do profeta Obadias nos ensina que a justiça do Senhor nunca falha, mesmo que pareça tardia. Os orgulhosos e violentos que não querem se arrepender receberão o castigo merecido, mas os que confiam no Senhor serão eternamente abençoados. Amém.


chrysca msg ,gifs